30 de março de 20 by MASTER LEADER

PSICOLOGIA POSITIVA: Como elevar o seu bem estar

A psicologia positiva é um movimento científico que visa estudar os sentimentos, emoções, comportamentos e instituições que possam elevar o bem estar. O bem estar está relacionado com o balanço que fazemos dos diversos momentos que vivemos, avaliando se conseguimos incluir experiências emocionais agradáveis, ter menos níveis de humores negativos e uma alta satisfação em relação à vida. Existem 5 elementos que estão relacionado com o bem estar, e que fazem parte dos estudos da psicologia positiva. Para os estudiosos, uma vida conduzida em torno desses elementos seria uma vida mais agradável.  Cada um desses elementos apresenta como propriedade: a) a contribuição para a formação do bem estar; b) as pessoas buscam este elemento por ele próprio; c) é definido e mensurado independentemente dos outros elementos. São eles:

EMOÇÕES POSITIVAS: as emoções positivas estão relacionadas com aquilo que sentimos. As emoções positivas no passado envolvem: contentamento, orgulho, gratidão e perdão. No presente: alegria, calma, entusiasmo, prazer e gratificação. E no futuro: otimismo, esperança, fé e confiança.

ENGAJAMENTO: o engajamento está relacionado com entregar-se completamente à execução de uma atividade, não notando o tempo passar, e perdendo a consciência dos nossos pensamentos e sentimentos no momento presente. Normalmente o engajamento ocorre quando executamos atividades relacionadas com as nossas forças, com os nossos pontos fortes.

SENTIDO: o sentido tem relação com o significado que damos para a vida, com o nosso propósito pessoal. Não significa ter objetivos e alcançá-los, pois se esse objetivo não tiver um sentido maior, ele não estará atrelado ao nosso propósito. Consiste em servir algo que você acredite ser maior do que você mesmo.

RELACIONAMENTOS POSITIVOS: poucas coisas positivas são alcançadas de forma solitária. Quando sentimos alegria, orgulho de uma realização, provavelmente isso estará acontecendo ao lado de outras pessoas. Praticar a gentileza, bondade e gratidão, além de fortalecer os relacionamentos, produz um aumento momentânea do bem estar maior.

REALIZAÇÃO: as pessoas elevam o seu bem estar quando conseguem realizar algo, conquistar metas, alcançar uma vitória de algo que entenderam como sendo difícil para elas. Desta forma, esse é o quinto elemento que faz parte dos estudos da psicologia positiva.

A psicologia positiva mostra que é possível produzir bem estar a partir das emoções positivas, do engajamento, sentido, relacionamentos positivas e das realizações. Se o nosso objetivo é elevar o nosso bem estar, devemos aprender a trazer algumas práticas para o nosso dia a dia, que podem nos auxiliar nesse processo. Segue abaixo uma lista destas práticas.

Carta de gratidão: escrever uma carta de agradecimento a alguém a quem nunca tenha agradecido apropriadamente. Se possível entregar esta carta pessoalmente.

Diário de bençãos: todos os dias escrever três eventos positivos que aconteceram na sua vida. Ao lado, descrever o que você fez para que esse evento acontecesse. Permitirá você identificar o protagonismo em trazer momentos positivos para si.

Mapeamento Forças Pessoais: fazer o teste sobre suas forças pessoas (https://www.authentichappiness.sas.upenn.edu/) e identificar ao longo da semana atividades que pode realizar que permitam você colocar as suas forças pessoais em prática.

Carta do Perdão: escrevendo uma carta para uma pessoa que tenha causado algum mal, descrevendo o que aprendeu com essa história, e se comprometendo a perdoar a ação da pessoa. Não é preciso entregar a carta, apenas observar o sentimento que o perdão gera dentro de você.

Elevar o otimismo: exercitar a interpretação dos momentos positivos como sendo permanentes e universais, e os momentos negativos como sendo temporários e específicos. Quando uma porta se fecha, buscar ver qual é a outra porta que se abre.

Celebração: quando uma pessoa te conta uma história positiva sobre ela, ou um acontecimento importante, aprender a ouvir atentamente e celebrar junto com ela a conquista.

Prazer: o prazer é algo passageiro, mais relacionado com questões sensoriais. É importante incluirmos esses momentos em nossa vida, portanto que possamos saboreá-lo com atenção. Faça uma lista do que tornaria o seu dia um “bom dia” para se viver. Que estratégias você pode utilizar para trazer mais disso para o seu dia.

Apreciação: aprender a apreciar mais o momento presente. Muitas vezes buscamos sempre algo a mais em nossas vidas, o que pode gerar uma sensação de eterna insatisfação. Apreciar e reconhecer o que já alcançamos, o que já temos, pode elevar muito o nosso bem estar.

 

MINDFULNESS On-line
Detalhes do curso
MINDFULNESS On-line

Uma oportunidade única de conhecer e aprender uma poderosa metodologia de transformação pessoal.

Saiba mais sobre o curso aqui.

* Podemos entrar em contato via e-mail e ou telefone.

Inscreva-se
Aguarde, estamos enviando.
Entraremos em contato em breve!
Erro ao enviar.

Uma oportunidade única de conhecer e aprender uma poderosa metodologia de transformação pessoal.

Saiba mais sobre o curso aqui.